WHATSAPP: (61) 9.9911-1330

Ou pelo nosso chat on-line no final da página

Atendimento: segunda a sexta 9:00 às 17:00

Conheça a Psicologia e a Psicopedagogia

Como funciona o trabalho do psicólogo e do psicopedagogo?

 

Uma dúvida muito comum entre os nossos pacientes é compreender como funciona o trabalho do psicólogo e do psicopedagogo e como ele pode ajudar na minha vida. Tal questão é compreensível, pois quanto à psicologia, apenas recentemente o trabalho deste profissional, antes exclusivo de classes mais favorecidas, tornou-se acessível à maioria da população. Já a psicopedagogia é pouco conhecida por tratar-se de uma área do conhecimento bastante recente.
      Por essas razões, elaboramos algumas perguntas e respostas que podem lhe auxiliar a conhecer melhor o nosso trabalho:
 

Perguntas:

 
1 - Qual o objetivo da Psicologia? E da psicopedagogia?
2 - Em quais situações e quando devo buscar um psicólogo? E o psicopedagogo?
3 - Ouvi falar que na psicologia cada profissional adota um tipo de abordagem para lidar com um mesmo problema. Como eu lido com isso?
4 - Como vou ser tratado pelos profissionais em função das minhas dificuldades?
5 - Como funcionam os atendimentos?
6 - Quanto custa o tratamento?
 
Respostas:
 

1.0 - Qual o objetivo da Psicologia?

 
      Adotando uma definição mais simples e prática, podemos afirmar que o objetivo principal da psicologia é auxiliar o indivíduo a ter uma melhor qualidade de vida, especialmente por meio do autoconhecimento e de mudanças de comportamentos. Muitas vezes o sofrimento é causado por posturas que adotamos ao longo da vida, ou formas como percebemos a realidade, que muitas vezes não percebemos ou não compreendemos, questões estas que o psicólogo pode ajudar a lidar.
 

1.1 - E da psicopedagogia?

 
      Trata-se de um novo campo do saber que, de forma também mais simples e prática, surgiu para auxiliar os indivíduos com dificuldades de aprendizagem. Inclusive trata-se de uma área que já nasceu interdisciplinar, na medida em que incorporou conhecimentos da psicologia, da pedagogia e de outros campos.
 

2.0 - Em quais situações e quando devo buscar um psicólogo?

 
      Podemos buscar um psicólogo para qualquer aspecto da nossa vida no qual estamos enfrentando dificuldades ou mesmo que gostaríamos de obter uma maior satisfação. Quanto ao quando, o ideal é que seja o quanto antes, pois evita que o problema se agrave, o que favorece o seu tratamento.
      A título de exemplo, os principais temas abordados pela psicologia são:
 
•Dificuldades emocionais – ansiedade, depressão, baixa auto-estima, situações traumáticas vivenciadas;
•Relacionamentos – problemas conjugais (comunicação, sexualidade) ou familiares (brigas, rompimentos), perdas de entes queridos, dificuldades no trabalho ou com amizades;
•Fases da vida – cada etapa da vida apresenta diferentes desafios, existindo profissionais para cada fase, como o infante, adolescente, adulto e idoso;
•Saúde e qualidade de vida – melhora da alimentação e obesidade, aumentar o desempenho em esportes, lidar com determinadas doenças (demência, Alzheimer e Parkinson, câncer, problemas cardíacos);
•Avaliação e aplicação de testes – especialmente para necessidades específicas, como porte de arma ou carteira de habilitação;
•Outras dificuldades da vida, como alcoolismo e drogadição, comportamentos violentos, etc.
 
      Caso tenha qualquer dúvida sobre qual profissional, especialidade ou abordagem seria mais bem indicada para o seu caso, fique à vontade para marcar uma consulta para conhecer melhor o nosso trabalho, teremos um enorme prazer em analisar as suas necessidades e buscar o profissional que melhor irá atendê-lo.
 

2.1 - E o psicopedagogo?

 
       Da mesma forma que o psicólogo, o ideal é que o profissional seja procurado assim que as dificuldades de aprendizagem começar a aparecer, a fim de favorecer o tratamento bem como não gere outros problemas comuns correlacionados (baixa auto-estima, bullying, etc).
        A título de exemplo, os principais temas abordados por esses profissionais incluem temas como hiperatividade, déficit de atenção, dislexia, necessidades especiais de ensino, bem como outros tipos de dificuldades de aprendizagem.
 

3 - Ouvi falar que na psicologia cada profissional adota um tipo de abordagem para lidar com um mesmo problema. Como eu lido com issso?

 
         De fato existem várias teorias que os profissionais adotam para compreender o comportamento humano, fato este relacionado à própria complexidade do ser humano. Dentre as principais abordagens, podemos citar: cognitivo-comportamental, EMDR, sistêmica, comportamental, psicanálise, gestalt, psicodrama, entre outras.       Contudo, em geral a maioria dessas teorias, que denominamos abordagens da psicologia, lida com as mesmas dificuldades vivenciadas pelos seres humanos
      Caso já tenha a indicação de alguma abordagem para o seu problema, basta informar no momento da marcação da consulta, dispomos de profissionais capacitados para atenderem as principais abordagens psicológicas. Caso não tenha uma indicação específica não se preocupe, você será encaminhado para um profissional habilitado para atendê-la.
          Muitos estudos científicos mostram que, independente da abordagem, um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso da terapia é a motivação e dedicação do paciente com o tratamento. Todavia, pode ser que você não se sinta bem com determinada abordagem ou mesmo com o estilo de determinado profissional, situação que, se ocorrer, você poderá solicitar a troca que julgar necessária.
 

4 - Como vou ser tratado pelos profissionais em função das minhas dificuldades?

 
      Primeiramente é importante esclarecer que todos enfrentamos dificuldades ao longo da vida. Alguns desses problemas inclusive são comuns e até esperados em determinados momentos, como em uma separação conjugal ou na perda de um ente querido. O profissional é preparado para proporcionar um espaço para você se expressar, sem pré-conceitos ou julgamentos negativos comuns na sociedade, todas as dificuldades que você vem vivenciando.
      Outra consideração importante é que, assim em outras áreas da saúde, o psicólogo possui um compromisso de sigilo com o seu paciente, onde, deve preservar informações que lhe foram confidenciadas no seu exercício profissional.
 

5 - Como funcionam os atendimentos?

 
      A consulta psicológica geralmente envolve um encontro semanal, onde o profissional vai buscar conhecer melhor a dificuldade vivenciada e história de vida e o contexto atual do paciente. Com base nisso, e com a participação, concordância e respeitando o ritmo do paciente, o profissional planeja e implementa uma plano de intervenção. A duração do tratamento varia em função da complexidade do problema, podendo ir de alguns meses a um ou mais anos.
      A consulta psicopedagógica segue um ritmo parecido, contudo tendo como foco a dificuldade de aprendizagem detectada. A freqüência e a duração das seções também variam em função da complexidade da dificuldade em questão, podendo ser breve ou contínua.
 

6 - Quanto custa o tratamento?

 
        Faça um contato telefônico para avaliarmos as melhores condições que podemos disponibilizar para você, estamos em processo de cadastramento com os principais convênios, bem como estabelecendo parceiras com as principais associações e sindicatos do Distrito Federal. O valor dos atendimentos também pode ser negociado diretamente com o profissional em função da capacidade sócio-econômica do paciente.


Solicite agora um contato para tirar sua dúvida ou marcar a sua consulta!

Enviando...