WHATSAPP: (61) 9.9911-1330

Ou pelo nosso chat on-line no final da página

Atendimento: segunda a sexta 9:00 às 17:00

Avaliação Neuropsicológica, a importância de ser feita por profissionais de excelência!

por Priscilla Santos
Número de visitas: 5364


Hoje em dia, disfunções relacionadas à cognição são mais conhecidas do que há algumas décadas atrás. Isso torna as pessoas mais sensíveis à percepção de transtornos como o do espectro do autismo ou do déficit de atenção e hiperatividade. Como esses são transtornos que refletem no comportamento, é comum que pais e educadores busquem o auxílio de profissionais qualificados, por meio da avaliação neuropsicológica, quando percebem na criança ou no adolescente algum sinal comportamental atípico.

Esses transtornos, porém, não são exclusivos de crianças e adolescentes. Adultos também manifestam sintomas próprios do TDAH e de espectro do autismo. Os idosos também podem apresentar transtornos cognitivos, sobretudo relacionados à doenças degenerativas ou ao próprio do processo natural de envelhecimento. Nessa perspectiva, não seria errôneo afirmar que não há idade específica para se submeter a uma avaliação neuropsicológica; o mais relevante, no caso, seria a identificação de possíveis distúrbios relacionados aos conhecimentos complexos e à atividade motora fina.

Por tratar de importantes áreas de nosso cérebro, apenas psicólogos treinados em avaliação das funções nervosas superiores estão habilitados a realizar a avaliação neuropsicológica. Você sabia disso? Para que você fique mais bem informado sobre o tema, elaboramos este artigo para você. Vamos lá!

Avaliação neuropsicológica infantil
Na avaliação neuropsicológica infantil, é importante verificar questões relacionadas ao funcionamento neuropsicológico da criança, como a visuoconstrução e as funções executivas. É fundamental que déficits nessas áreas sejam identificados, para que possam ser tratados o mais cedo possível. Assim o indivíduo poderá se desenvolver com mais qualidade, diminuindo a ocorrência de maiores dificuldades futuras relacionadas.

Além disso, a avaliação em foco é importante para diagnosticar disfunções no âmbito social que a criança possa manifestar. Reabilitação e intervenções em disfunções sociais constituem os desafios mais importantes da neuropsicologia infantil, considerando-se a generalização de conteúdo aprendido, até a adequação aos contextos sociais e educacionais da criança e do adolescente.

Como se pode observar, essas são áreas fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo como ser social. Por tal relevância, não se pode arriscar e permitir que esse processo de avaliação neuropsicológica seja realizado por um profissional pouco preparado. No caso das crianças, o diagnóstico envolve familiares, escola e outros círculos sociais em que o infante esteja inserido, sendo, portanto, multidisciplinar. 
Avaliação neuropsicológica em adultos
O caráter multidisciplinar da avaliação neuropsicológica não fica restrito aos casos em que o paciente é uma criança. Quando se trata de reabilitação, a multidisciplinaridade é fundamental, independentemente da faixa-etária.

A avaliação neuropsicológica para os adultos pode ser utilizada em casos de trauma com prejuízo na parte cognitiva, quando se percebem sintomas de TDAH ou de transtornos relacionados ao autismo, e também em casos de depressão.

Perceba como é amplo o escopo dessa avaliação e em que casos ela entra em nossas vidas. Em momentos delicados como os que vimos, precisamos confiar que estamos nas melhores mãos. Precisamos ter certeza de que contamos com o profissional mais capacitado para realizar uma avaliação neuropsicológica precisa; afinal, é a partir dela que o tratamento será estabelecido. 
Avaliação neuropsicológica em idosos
É possível que ao chegar a este artigo você tenha pensado na avaliação neuropsicológica relacionada a seus filhos, mas é preciso considerá-la também em relação aos membros mais velhos de sua família.

Infelizmente, o tempo é implacável e faz com que as pessoas desenvolvam, em alguns casos, doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer, além de demência. Na melhor das hipóteses, o passar dos anos causa perdas cognitivas que podem afetar a memória e/ou algumas habilidades motoras, por exemplo.

De toda forma, a avaliação neuropsicológica também se aplica aos idosos. Seus resultados permitem, além de direcionar para um tratamento mais adequado, também poder ajudar a família a encontrar as melhores formas de lidar com aquele ente tão especial.

Independentemente de qual membro de sua família precise se submeter a uma avaliação neuropsicológica, o mais importante a se ter claro é que esse não é um procedimento banal. Pelo contrário. Seus resultados influenciarão a qualidade de vida de quem o realiza, por um longo período.

Sendo assim, busque o excelente. Escolha o melhor profissional, o mais capacitado, o mais bem preparado para essa tarefa tão importante: realizar a avaliação neuropsicológica daquele que você tanto ama.

E então, gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em lhe ajudar.




Solicite agora um contato para tirar sua dúvida ou marcar a sua consulta!

Enviando...