WHATSAPP: (61) 9.9911-1330

Ou pelo nosso chat on-line no final da página

Atendimento: segunda a sexta 9:00 às 17:00

Avaliação Neuropsicológica

por Ângela S. R. Guimarães
Número de visitas: 3559


 

No ambiente de clínica há uma crescente demanda para a realização de avaliação neuropsicológica por parte de médicos, fonoaudiólogos, professores e diversos profissionais que estejam envolvidos na área da saúde e da educação.


Mas afinal, o que é esta avaliação? No geral podemos definir como um procedimento que visa investigar o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional do paciente (em menor grau) e suas relações com os sistemas neurais.


O neuropsicólogo utilizará como instrumentos para este processo conhecimentos sobre o funcionamento mental, psicopatologia, dados do histórico de vida do paciente, observações clínicas e testes psicológicos e/ou neuropsicológicos.


A partir dos resultados obtidos, um laudo é confeccionado contendo todas as informações colhidas e observadas durante as sessões. Este documento servirá como uma ferramenta de auxílio para a tomada de decisão dos profissionais que acompanham o caso, assim como, para o paciente que terá acesso a possíveis sugestões de tratamento.


E quem precisa fazer a avaliação neuropsicológica? É sugerido em situações de pacientes que apresentam prejuízos na cognição, na área afetiva e/ou social por conta de alterações neurológicas, assim como, quando o paciente demonstra dificuldades no desenvolvimento pleno de atividades diárias, profissionais e acadêmicas.

Ângela S. R. Guimarães: Psicóloga, especialista em avaliação psicológica pelo IPOG e pós graduanda em avaliação neuropsicológica pelo IEPSE.

Professora dos cursos de:

 

Referência: Diniz-Malloy, L. F., Mattos, P., Abreu, N. e Fuentes, D. Neuropsicologia, aplicações clínicas. Artmed, Porto Alegre, 2016.




Solicite agora um contato para tirar sua dúvida ou marcar a sua consulta!

Enviando...