WHATSAPP: (61) 9.9911-1330

Ou pelo nosso chat on-line no final da página

Atendimento: segunda a sexta 9:00 às 17:00

Permita-se sonhar

por Leandra Jesuino Rodrigues Amaral
Número de visitas: 1382


            Falar de sonhos é falar de desejos, de anseios, de realizações. O que é sonho para você? O sonho, segundo a psicanálise, tem relação com desejos, pulsão de vida. Mas para que possamos reconhecer, de fato, nossos desejos temos que nos autoconhecer. Muitas vezes, buscamos realizações que são idealizações e desejos do outro.

            Na psicanálise costumamos falar que cada um de nós tem seu grande “Outro”, que são nossas referências de crenças, comportamentos e ideias, podem ser nossos pais, cuidadores, indivíduos que foram nossas referências, que foram internalizados. Isto tudo em um nível inconsciente.

            Em geral você não faria conscientemente algo que não acredita que seja seu desejo. Neste contexto compreendemos a importância de buscar o autoconhecimento. Para tanto temos que nos questionar. Saber quais são os seus limites. Você se conhece? Tem compreensão dos seus sentimentos e emoções? Que olhar tem para si mesmo? Isso soa muito filosófico para você? Entretanto é necessário este processo de reflexão e contato consigo, que possibilita sua auto percepção e compreensão acerca de si mesmo.

            Em nosso dia a dia acabamos nos afastando dos nossos desejos reais. Daquilo que nomeamos também como propósito de vida, que também podemos denominar sonhos. E no mundo contemporâneo acelerado, como vivemos, com muitas obrigações e pressões, nos distanciamos de nossos sonhos e realizamos o desejo do outro.

            Como perceber que estou buscando o que realmente almejo? Só consigo compreender meus desejos quando me conheço e consigo refletir sobre minha verdadeira essência. Exige muito de nós, pois neste processo de autoconhecimento nos deparamos com nossas dores, sofrimentos, entretanto este processo nos possibilita ressignificar estas experiências e ser você mesmo realizando o que realmente deseja.

 

 

Psicóloga Leandra Jesuino Rodrigues Amaral CRP 01/19037

Chefe do Núcleo de Ensino e Pesquisa da Região Sul de Saúde (HRSM/HRG) SES/DF

Psicóloga Clínica do Consultório Psicológico Despertar

Formação: Especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas. Pós graduanda em Psicoterapia Breve Psicodinâmica. Aluna Especial do Mestrado em Políticas Públicas em Saúde – FIOCRUZ.




Solicite agora um contato para tirar sua dúvida ou marcar a sua consulta!

Enviando...