WHATSAPP: (61) 9.9911-1330

Ou pelo nosso chat on-line no final da página

Atendimento: segunda a sexta 9:00 às 17:00

A importância da atuação do psicólogo na cirurgia bariátrica

por Priscilla Santos
Número de visitas: 5391


Os resultados de um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), veiculado em janeiro de 2017, indicam que de 2010 a 2014 a obesidade e o sobrepeso aumentaram significativamente no Brasil, na América Latina e no Caribe.

Como consequência, observa-se o aumento no número de realização de cirurgias bariátricas como recurso para o tratamento da obesidade. Para se ter uma ideia, em 2016 foram realizados cerca de 100 mil procedimentos em nosso país, ao passo que em 2015 foram aproximadamente 93,5 mil cirurgias, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. E a tendência é que esses números aumentem.

O profissional de psicologia faz parte da equipe multidisciplinar que atua nesse importante processo (cirurgia). Ele oferece suporte ao paciente em todos os momentos da jornada, elaborando, inclusive, laudo para indicação ou não desse procedimento. Nesse contexto, você, psicólogo que se preocupa com o seu paciente, precisa estar bem preparado e (a) capacitado para oferecer um suporte de excelência para seu paciente.

Para que você se informe um pouco mais sobre o papel do psicólogo no processo da cirurgia bariátrica, preparamos este artigo. Continue conosco!
A presença do psicólogo na equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica não afeta somente a estrutura física do paciente, altera também seu emocional. Por isso, é importante que o paciente tenha condições cognitivas de compreender os riscos e os cuidados inerentes à operação, tanto no período pré quanto no pós-operatório imediato e em longo prazo.

Nesse sentido, você, psicólogo, integrará a equipe multidisciplinar que realiza a cirurgia bariátrica com a avaliação dessas condições cognitivas. Além disso, será importante observar no paciente, sinais de uso, ou de ausência, de substâncias, assim como de indicadores de quadros demenciais ou psicóticos.

Observe que sua função é fundamental para o processo como um todo. A você caberá produzir um laudo indicando a (de) aptidão, ou não, que vai habilitar o paciente a realizar uma (a) cirurgia que irá mudar (que poderá mudar) a vida dele. Para tanto é necessário que o processo de avaliação psicológica seja feito de forma profunda e qualificada, o que implica uma formação profissional de excelência.
A avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica
Pesquisas realizadas na área, como esta, indicam que há uma ampla variedade de condutas dos psicólogos em sua atuação nas equipes multidisciplinares de cirurgia bariátrica. Da mesma forma, não há um protocolo de avaliação psicológica único.

O que se busca responder por meio do processo de (durante a) avaliação psicológica é: o candidato tem condições psicológicas para se submeter à cirurgia e a todos os procedimentos posteriores? Ele irá conseguir se adaptar ao novo estilo de vida e de relacionamento que a cirurgia lhe trará?

O caminho que leva a obtenção dessas (essas) respostas não é único, e para que você chegue ao melhor para o seu paciente é necessário ter sólido conhecimento nessa área de atuação. Para tanto, investir na formação profissional é importantíssimo, já que geralmente os candidatos à cirurgia bariátrica trazem consigo uma série de desafios clínicos.

A ausência de um protocolo padrão de avaliação torna mais complexa a tarefa de definir as situações em que as cirurgias não devem ser indicadas. Em geral, recomenda-se que as causas da obesidade, como as compulsões alimentares e os vícios, sejam tratadas antes de o paciente ser considerado apto para a cirurgia. Isso porque as chances de reincidência da obesidade são maiores em pacientes que conservam problemas como os citados. 
A atuação do psicólogo no pós-cirurgia bariátrica
Após a cirurgia bariátrica, o paciente precisa de um suporte psicológico muito contundente. Para oferecer o amparo de que ele precisa, é importante que você conheça a fundo as questões mais profundas relativas à obesidade. Isso porque é preciso estar, mais do que nunca, atento aos mecanismos de defesa do paciente obeso.

Esse paciente passará a ter um novo corpo, com uma mentalidade ainda ligada à sua rotina anterior. Ele terá os desejos alimentares de um obeso em um corpo limitado pela cirurgia. Além disso, passará por um processo de percepção de si que nem sempre é fácil, pois terá sua constituição corporal modificada drasticamente. Esses são alguns dos desafios para os quais você deverá estar preparado para encarar junto a seu paciente.

Por isso é importante que o psicólogo acompanhe o paciente no período pós-operatório, já que, uma vez garantida a saúde física proporcionada pela cirurgia, é salutar conquistar a saúde emocional. Dessa forma, as chances de reincidência da obesidade são reduzidas e o paciente pode aproveitar melhor os benefícios de sua nova vida.

Portanto, a sua participação, psicólogo, no processo da cirurgia bariátrica é fundamental para o sucesso do paciente. Por isso, não deixe de investir na atuação nessa área. Faça cursos, participe de grupos de discussão, invista em bons materiais, dedique-se a ao seu aperfeiçoamento!

Agora que você está um pouco mais informado sobre a grande relevância do psicólogo no processo de cirurgia bariátrica, ajude seus amigos a aprenderem um pouco mais sobre o tema. Compartilhe este texto em suas redes sociais, ou por e-mail, e proponha discussões sobre o tema. Afinal, com a obesidade aumentando em nosso país, precisamos tê-la sempre em pauta.

Aproveite também para conhecer nossa oferta: CURSO DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM CIRURGIA BARIÁTRICA + LIVRO CIRURGIA DA OBESIDADE.




Solicite agora um contato para tirar sua dúvida ou marcar a sua consulta!

Enviando...